Como convencer uma empresa a me contratar sendo PJ?
Uma pergunta que passa na cabeça de todo trabalhador PJ é: como convencer uma empresa a me contratar?
Essa questão gera apreensão e até certa ansiedade. Afinal, muitos processos seletivos para vagas PJ são tão burocráticos quanto os das vagas CLT tradicionais. Então, como se destacar em meio a outros prestadores de serviços? Afinal, o número de profissionais independentes só tem crescido nos últimos anos.
É para isso que estou aqui. Preparei 9 dicas para conquistar uma vaga PJ e ser destaque na hora de negociar com a empresa que está te contratando e trabalhar como PJ. Vamos lá?!
1- Conheça a necessidade empresa
A primeira coisa que você precisa saber é o que a empresa está precisando. Afinal, por que ela abriu aquela vaga para a qual você está se candidatando? Precisa de uma solução rápida? Quer montar um banco de prestadores de serviço?
Além disso, é importante entender os requisitos da vaga, que tipo de solução a empresa está buscando. Desse modo é possível pensar estrategicamente a sua comunicação para mostrar como você pode ser a pessoa certa para atender essas necessidades.
2- Relacione seus pontos fortes à demanda
É hora de evidenciar que a sua contratação é o que eles precisam para suprir as demandas que estão em aberto. Para isso, é muito importante ter um bom autoconhecimento sobre sua especialização e suas habilidades técnicas e comportamentais que podem ser diferenciais para a vaga.
Por exemplo, se eles precisam de alguém para acabar com uma série de entregas em atraso, você pode falar sobre sua capacidade de adaptação e agilidade com foco em prazos. São habilidades que fazem muita diferença para “correr atrás do tempo perdido”, entende?
Mas lembre-se de, sempre que possível, usar exemplos reais de experiências passadas para dar mais credibilidade às suas falas.
3- Tenha postura solucionadora
Outra forma de chamar atenção e convencer uma empresa a te contratar é, no momento do processo seletivo, já dar uma pitada do que você pode oferecer.
Como assim? Eu explico. Durante o seu papo com o representante da empresa, tente captar situações problemáticas que eles estão passando, desafios que querem enfrentar com o novo prestador de serviço.
Nesse momento, você pode dar sugestões de soluções para os problemas, ideias com base no seu conhecimento especializado e sua experiência. Além de mostrar que você sabe o que está fazendo, isso demonstra uma postura proativa para quem está conversando com você, o que soma muitos pontos frente à concorrência.
4- Seja transparente e estratégico
Enquanto trabalhador PJ, lembre-se de que você está prestando um serviço para a empresa em que está se candidatando. Assim, mais do que uma entrevista, esse contato é uma negociação.
Ser transparente quanto às suas expectativas e necessidades com a parceria é uma forma de demonstrar maturidade e profissionalismo para a outra parte.
Para isso, é preciso ser estratégico. Caso tenha algum aspecto da vaga que não combine com o seu modelo de trabalho, fale sobre o assunto explicando o porquê e como você atua. Desse modo, a pessoa vai entender que não é nenhuma “frescura” e será mais fácil considerar abertura para uma mudança na vaga que faça sentido para ambos.
5- Fale sobre as condições do contrato
Nesse mesmo sentido, você precisa negociar as condições de contrato. Não se sinta preso às regras e condições inicialmente propostas pela empresa que quer te contratar, afinal, deve ser uma parceria que funciona para os dois lados.
Analise com calma os pontos dispostos sobre o formato da parceria e, caso tenha algo que não concorde, informe a empresa e apresente uma contraproposta.
Lembre-se de que negociar não quer dizer que você tem que sair ganhando a qualquer custo, mas significa que vocês vão chegar a um acordo em que ambos se beneficiam. Dessa forma, os dois lados podem colocar exigências e também devem ter espaços para ceder.
Agindo dessa forma, fica mais fácil estabelecer uma relação de parceria mútua entre você e a contratante. Assim, é mais fácil conquistar a confiança da outra parte, o que conta muito na hora de convencer uma empresa a te contratar.
6- Saiba valorizar seu trabalho
Quando você mesmo não valoriza o seu trabalho, é muito mais difícil as outras pessoas valorizarem. Então, tenha clareza da qualidade e do valor daquilo que você entrega para estabelecer limites nessa parceria.
Ao valorizar suas ações e conquistas, você transmite credibilidade sobre suas entregas e experiências anteriores. Trazer fatores comprobatórios também faz toda a diferença, como exemplos, referências, depoimentos de outros clientes e por aí vai.
Tudo isso ajuda a aumentar sua autoridade e a gerar valor para seus serviços e para você enquanto marca.
👉 Você pode gostar: O que é marca: conceito, elementos e por que registrar.
7- Destaque sua capacidade de autogerenciamento
Muitas vagas PJ são em modelo remoto ou home office, você não precisa ir até o cliente para realizar seus serviços. Por conta disso, uma coisa que conta muitos pontos com as empresas é a capacidade de autogerenciamento dos trabalhadores PJ.
Durante o seu papo, caso não perguntem, peça um espaço para explicar como funciona sua rotina de produção e entregas. Aproveite para falar sobre seus métodos de organização e gerenciamento de tempo, além das ferramentas que você usa para te auxiliar no gerenciamento das demandas.
8- Demonstre atenção e tire suas dúvidas
Não há nada mais desinteressante em uma conversa quando você percebe que a outra pessoa não está te ouvindo, concorda? Isso também vale para os encontros profissionais. Se você só se preocupar em falar ou responder, sem prestar atenção de fato na outra pessoa, vai soar como desinteresse e até arrogância.
Explore a escuta ativa e faça perguntas que realmente interfiram na relação cliente x prestador de serviço, mostrando seu interesse na vaga e em deixar as coisas claras. Se necessário, anote suas dúvidas para perguntar ao final, mas não interrompa quem está falando com você.
9- Reforce seu interesse pós entrevista
Fim de papo, você está ansioso pelo resultado e se perguntando se a negociação foi boa… O que fazer agora para convencer a empresa a te contratar para a vaga PJ? Eu te conto: mande uma mensagem.
Você pode usar o canal de comunicação que usou previamente para falar com a pessoa, seja e-mail, Whatsapp ou qualquer outro.
Mande uma mensagem agradecendo pelo tempo e pela conversa, reforce seu interesse e que aguarda por uma resposta até o prazo combinado – caso não tenha recebido um prazo de retorno, esse é o momento de pedir, isso enfatiza que você está de olho e preocupado com a parceria.
🆕 Agora é mais fácil ser internacional: a Hero terá Escritórios Virtuais no México para você abrir seu "CNPJ" lá em breve! Seja um dos primeiros a ter um endereço fiscal internacional!
Gostou dessas dicas? Então aproveite para compartilhá-las com aquele colega PJ que está com as mesmas inseguranças que você para entrar nesse mercado.
Aqui no blog da Hero, você encontra os melhores conteúdos para quem trabalha por conta própria, então vale a pena acompanhar – um exemplo é este artigo sobre trabalho remoto no exterior.