Como saber se uma marca é registrada no INPI?

Veja nosso guia simplificado com o passo a passo para consultar a disponibilidade de uma marca no INPI. Acesse!
 Gisele Cabral  |      03/10/2023
pexels-rdne-stock-project-7413915.jpg

Foto de RDNE Stock project: https://www.pexels.com/pt-br/foto/marca-branding-negocio-empresa-7413915/

Para saber se uma marca é registrada com certeza, é necessário fazer a consulta de disponibilidade no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

O órgão é o responsável pelo registro de todos os tipos de marcas no Brasil. Assim, se alguma pessoa usa uma marca no seu negócio, mas não a registrou no INPI, ela não é considerada uma marca registrada. Nesse sentido, qualquer outra pessoa pode registrá-la.

Essa consulta também é essencial para quem está criando a própria marca. Dessa forma, você tem certeza de que não vai dedicar tempo e investimento em uma marca que já existe. Em seguida, é só iniciar o processo de registro de marca.

Veja, agora, como consultar se o nome da empresa está disponível:

Passos para consulta de registro de marca

Para saber se uma marca é registrada ou não, você precisa consultar a disponibilidade da marca no INPI. Veja o nosso passo a passo para entender como é feita a consulta de disponibilidade:

1- Acesse a página de pesquisa do INPI:

Após entrar no site do INPI, você tem que acessá-lo. Caso não tenha uma conta, é possível fazer a busca anônima, clicando em “Para realizar a Pesquisa anonimamente, aperte apenas o botão ‘Continuar…’”:

Como saber se uma marca é registrada no INPI

2- Faça uma busca avançada por marca

Na página que se abre, selecione a opção “Marca”:

Como saber se uma marca é registrada no INPI

Em seguida, personalize a busca para “marca” e clique em “Pesquisa avançada”:

Como saber se uma marca é registrada no INPI

Em seguida, lembre-se de que a pesquisa precisa ser a radical, como no exemplo a seguir:

Como saber se uma marca é registrada no INPI

3- Utilize a pesquisa Fuzzi

Essa pesquisa permite encontrar marcas semelhantes à que você está buscando, pois considera pequenas variações ortográficas e fonéticas.

Isso é essencial para garantir que sua marca seja realmente passível de registro, pois o INPI não aceita marcas muito parecidas, mesmo que com pequenas alterações na grafia ou sonoridade.

Para usar a pesquisa Fuzzi no INPI, basta selecioná-la:

Como saber se uma marca é registrada no INPI

4- Informa todos os dados que tiver

Agora é hora de pesquisar. Além do nome da marca que você pesquisou, você pode inserir a Classe dela de acordo com a Classificação de Nice, o tipo de marca e a natureza, isto é, que tipo de atividade exerce.

Uma sugestão é deixar o tipo de marca como “Qualquer apresentação”, assim como está quando você acessa a página. Isso te permite fazer uma busca mais ampla para validar a disponibilidade.

Prontinho, agora você já consegue saber se uma marca é registrada no INPI. Esse processo é delicado e precisa ser feito com calma e cuidado. Isso porque, se você pedir o registro de uma marca já existente ou parecida, terá o pedido indeferido, além de perder os gastos iniciais do protocolo do seu registro.

Quer garantir que a pesquisa seja feita corretamente? Conte com quem é especialista em registro de marca. A Company Hero faz a pesquisa gratuita para você e podemos fazer o processo do seu registro – temos uma equipe de especialistas pronta para te ajudar!

Chame um Hero no chat e proteja seu negócio com quem protege os profissionais independentes no Brasil!

Gisele Cabral.png
Gisele Cabral
Advogada com atuação no contencioso Cível, Direito do Consumidor, Recuperação de Bens, Marketing Digital e especialista em Registro de Marcas na equipe de Legalização da Hero.

Artigos recentes