Endosso de seguro: o que é e como funciona para fazer
Saber o que é endosso de seguro é útil para quem quer manter a cobertura do serviço sempre adequada ao seu estilo de vida. Continue lendo para entender como evitar frustrações futuras e preservar a segurança no dia a dia.
Para compreender o que é endosso de seguro, pense no processo como uma ferramenta para resolver ou evitar problemas comuns que surgem com o tempo. Às vezes, a vida muda: você compra um carro novo, troca de endereço ou aceita uma nova proposta de trabalho. Em meio a tantos cenários diferentes, se não fizer um endosso no seu pacote de proteção, sua apólice pode ficar desatualizada – e o seu seguro pode perder a validade.
O que é endosso de seguro?
O endosso de seguro é um documento que formaliza uma atualização na apólice de um seguro. Quando você precisa fazer uma mudança, como aumentar o valor de cobertura ou adicionar proteção a um novo bem, por exemplo, é necessário solicitar o endosso à operadora de seguros.
A empresa analisa o pedido de endosso e, se tudo estiver certo, vão emitir um novo documento com as informações atualizadas. Esse é um processo simples, mas muito importante para manter sua segurança, já que garante que a cobertura esteja sempre adequada às necessidades dos clientes.
Confira alterações que se enquadram como um endosso no seguro:
Tipos de endosso
- Mudança de endereço;
- Alteração nos dados como CPF, estado civil, telefone e outros dados;
- Mudança do veículo coberto;
- Cadastro de novos condutores do veículo;
- Inclusão ou exclusão de coberturas;
- Transferência de seguro;
- Data e forma de pagamento e outros.
Para que serve o endosso de seguro?
O endosso é como um "adendo" ao seu contrato de seguro. Veja exemplos da necessidade do processo:
- Atualizar seus dados: Mudou de endereço? Casou? Adquiriu um bem? O endosso garante que seu seguro esteja sempre alinhado com sua realidade.
- Ajustar coberturas: Sua vida mudou e você precisa de mais ou menos proteção? O endosso permite adicionar ou remover coberturas.
- Adaptar o valor do prêmio: Se os riscos mudaram, o valor do seu seguro também pode precisar ser ajustado.
Exemplo prático da importância do endosso
Se você tem um seguro de vida e aceita um emprego que é de uma profissão de maior risco, essa alteração precisa ser registrada no contrato do seguro.
Caso contrário, em caso de sinistro, a seguradora pode negar a indenização, já que o risco não foi informado corretamente. O endosso formaliza essas mudanças, garantindo cobertura adequada.
Como o endosso de seguro funciona?
O endosso de seguro passa por três etapas principais:
- Proposta: O segurado solicita a alteração desejada na apólice, que será analisada pela seguradora.
- Cotação: A empresa reavalia os riscos e ajusta o prêmio. Mudanças que aumentam o risco podem elevar o custo do seguro.
- Emissão do documento: Após aprovação, a seguradora emite o endosso, atualizando oficialmente a apólice. O prazo para emissão é de até 15 dias, contados a partir do aceite da proposta, de acordo com a SUSEP.
Quanto custa um endosso de seguro?
O processo de endosso em si geralmente não é cobrado, já que a análise da solicitação e a mudança nos dados não geram custos para a seguradora. No entanto, o endosso pode fazer com que o prêmio (mensalidade) do seguro fique mais caro.
Se houver uma mudança que adiciona coberturas a um seguro de vida, por exemplo, ou se o beneficiário deseja aumentar o valor de indenização em caso de sinistro, é provável que o valor pago à seguradora (prêmio) irá mudar.
Em resumo, endossos podem resultar em ajustes tanto nas condições do seguro, quanto nos valores de franquia e prêmio contratados. Com isso, é possível que exista cobrança adicional ao segurado ou também diminuição no valor do prêmio, dependendo do caso.
Para se certificar dos preços, o beneficiário tem de consultar a seguradora ou o corretor que lhe atendeu.
Qual a diferença entre endosso e apólice?
Os termos do mercado de seguros são bem específicos e geram dúvidas em muitas pessoas. É comum que quem não tem clareza sobre o que é endosso de seguro acabar confundindo o processo com outra palavra desse universo, a apólice.
Apesar de estarem relacionados, os termos representam processos diferentes. A apólice é o contrato inicial que estabelece as condições do seguro, como coberturas, valores e prazos. Por exemplo, se você tem um pacote que cobre danos e furto de um veículo, esse documento é sua apólice.
Já o endosso é qualquer modificação que você faz neste pacote ao longo do tempo. Usando o mesmo exemplo, se você decide adicionar um novo carro à sua apólice, precisa de um endosso para incluir essa mudança. Pense na apólice como o documento base, e o endosso são as atualizações que você faz neste contrato conforme suas necessidades mudam.
O que significa fazer endosso?
A maneira mais simples de entender o que é endosso de seguro é interpretá-lo como uma atualização no contrato do seguro. Portanto, se você precisa adicionar ou remover bens em um seguro residencial, por exemplo, alterar valores segurados, mudar o endereço da casa ou ajustar coberturas, será necessário fazer um endosso.
A partir do momento que um endosso é solicitado, a seguradora analisa as informações e emite um novo documento com as alterações, chamado de endosso. O objetivo é garantir que a proteção esteja adequada ao contexto atual do cliente.
Quando fazer um endosso do seguro?
O endosso deve ser feito sempre que houver mudanças relevantes, como:
- Alteração de dados pessoais.
- Mudança de profissão ou estilo de vida que impacte o risco.
- Adição ou exclusão de coberturas.
Endosso ou novo seguro: qual escolher?
A decisão entre endosso e nova apólice depende da complexidade da alteração:
- Endosso: Ideal para mudanças simples, como atualização de dados ou coberturas. Mantém a apólice atual sem grandes alterações.
- Nova apólice: Recomendável para mudanças significativas nos riscos, como uma nova ocupação perigosa, que pode exigir renegociação das coberturas.
Em suma: para pequenas alterações, o endosso resolve de forma rápida. Se as mudanças forem mais complexas, pode ser mais vantajoso considerar uma nova apólice. A depender do caso, você pode aproveitar descontos, benefícios e condições especiais para fechar um novo contrato.
Como solicitar endosso de seguro?
Para dar entrada em um endosso de seguro, o cliente deve:
- Entrar em contato com a sua seguradora: a solicitação pode ser feita pelo telefone, e-mail, site ou pelo aplicativo, o que dependerá do canal de comunicação de cada seguradora. Você pode ligar no SAC da empresa para entender qual é o meio ideal, ou buscar a informação no site;
- Descrever as suas demandas e o que você precisa alterar.
- Seguir as instruções da seguradora: a empresa deverá te orientar sobre o processo e informar se há alguma documentação necessária a ser enviada.
- Aguardar o retorno da seguradora: o processo de endosso passa por uma análise antes de ser confirmado.
- Receber o novo documento: no final da análise, a seguradora emite um documento com as alterações. Não esqueça de conferir se as mudanças estão corretas!
💡 Leia também: Como abrir uma reclamação na SUSEP? Veja em 6 passos
Quanto tempo demora um endosso de seguro?
O tempo que um endosso de seguro leva para ser processado pode variar, mas costuma ser bem rápido para a maioria das pessoas. Aqui estão alguns pontos sobre esse processo:
- Após solicitar o endosso, a seguradora pode levar de 24 horas a alguns dias úteis para analisar o pedido.
- Se a documentação estiver completa, a resposta costuma ser mais ágil. Separe a papelada com atenção.
- Dependendo da complexidade da mudança, o prazo de espera pode demorar um pouco mais.
- É sempre bom perguntar à sua seguradora qual é o período de espera específico para o seu caso.
Agora que você entendeu o que é endosso de seguro, deve ter compreendido a importância de manter a apólice atualizada. Os ajustes devem acompanhar as mudanças na sua vida, como proteger novos bens ou solicitar um aumento de cobertura. Faça os endossos necessários sempre que houver uma alteração e viva com mais tranquilidade!