Como consultar a situação cadastral do CNPJ passo a passo
A pesquisa da situação cadastral de CNPJs é realizada inúmeras vezes por dia na internet. É um processo muito simples e pode ser feito de forma completamente gratuita. Por meio da consulta da situação cadastral de um CNPJ, é possível conferir o regime tributário da empresa, emitir comprovantes, dentre outras informações.
A situação cadastral do CNPJ deve estar regularizada para um funcionamento saudável de qualquer CNPJ.
Para te ajudar, levantei o passo a passo para fazer a consulta de forma rápida e descomplicada. Vamos lá!
O que é o comprovante da situação cadastral do CNPJ?
A situação cadastral do CNPJ é um indicativo da Receita Federal acerca da regularidade fiscal da empresa. Trata-se de um registro que informa se o CNPJ tem pendências ou não perante ao órgão.
Para que serve o comprovante da situação cadastral do CNPJ?
A situação cadastral do CNPJ serve, sobretudo, para comprovar que a empresa está em dia com as obrigações perante a Receita Federal. Um demonstrativo de situação regular pode ser um recurso para realizar transações comerciais com outras empresas, clientes, fornecedores e/ou parceiros.
É uma forma de passar confiança e credibilidade para o CNPJ para assegurar uma reputação positiva frente ao mercado. Além disso, a situação cadastral regular pode conferir benefícios fiscais, linhas de crédito e financiamentos.
Como emitir comprovante de inscrição e de situação cadastral CNPJ?
1- Acesse o site com sua conta gov.br:
Para consultar a situação cadastral do CNPJ, você deve acessar o site de Consulta de CNPJ da Redesim. Lá, você já vai ser direcionado para logar na sua conta gov.br, a que você usa para acessar diversos aplicativos do governo.
Você pode se conectar usando CPF, banco, QR code ou o certificado digital.
2- Preencha os dados do CNPJ:
Na tela seguinte, é hora de preencher o número do CNPJ que deseja consultar. Neste exemplo, estou usando o CNPJ da Company Hero:
Assim que preencher, basta clicar em “Pesquisar”.
3- Confira o resultado na tela:
Prontinho, o resultado já está pronto, é só rolar a tela para baixo. Ele te mostra se o CNPJ está ativo ou inativo, a razão social, área de atuação e de qual estado ele é:
Essa é uma consulta simplificada da situação do seu CNPJ. Se você deseja imprimir a Situação Cadastral do CNPJ consultado, é só rolar a página mais um pouco e clicar no botão “Imprimir”.
💡Leia mais: Como regularizar CNPJ inapto na Receita Federal?
Veja, agora, as dúvidas mais frequentes sobre esse assunto e entenda de uma vez tudo que você precisa.
Quais são os tipos de situações cadastrais?
- CNPJ ativo: demonstra que a empresa está em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Esta é a situação cadastral ideal para os CNPJs;
- CNPJ inapto: aponta irregularidade ou pendência, geralmente devido a falta de cumprimento com obrigações legais, tributárias e/ou fiscais. Algumas das razões para essa situação são: não apresentar declaração contábil e demonstrativo por dois anos;
- CNPJ suspenso: indica inconsistência nos dados, como por exemplo não cumprir normas legais e pagamentos. A empresa fica temporariamente impedida de emitir notas e pode ter o CNPJ cancelado/baixado;
- CNPJ baixado ou cancelado: confirma que a empresa foi encerrada, seja por decisão do proprietário ou não;
- CNPJ nulo: sinaliza que alguma informação está duvidosa no cadastro ou tem ação ilícita no registro.
Quem pode consultar a situação cadastral de um CNPJ?
Todo mundo pode consultar a situação cadastral de um CNPJ, basta ter o número do cadastro em mãos. O CNPJ é um documento de cunho público, por isso é tão acessível. É diferente do CPF, que, por ser individual e pessoal, não está disponível para consulta pública.
Qual o melhor site para consultar a situação de um CNPJ?
O melhor site é o Portal da Receita Federal. Por ser um órgão oficial, lá você tem acesso a informações reais e atualizadas sem o risco de cair em algum tipo de golpe ou verificar apenas informações antigas.
Existem outros canais para você fazer essa busca, como o Portal do Empreendedor, cartórios de Protesto e, claro, as consultas pagas em aplicativos e sites privados. Se você optar por esses canais, é possível encontrar fontes confiáveis. Para isso, vale sempre a pena conferir as avaliações e segurança do site.
Viu só como é simples consultar a situação cadastral do CNPJ? Com esse passo a passo, não vai ter erro. Aproveite e confira também nosso conteúdo completo sobre como regularizar CNPJ inapto na Receita Federal.
👉 Leia também: Como consultar restrição no CNPJ?