Segunda via DAS MEI: como emitir e pagar corretamente
O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para simplificar a formalização e gestão de pequenos negócios no Brasil. Para facilitar o pagamento de tributos, o MEI tem o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, conhecido como DAS-MEI.
Essa guia de pagamento mensal faz com que seja simples manter o MEI em dia com suas obrigações fiscais, além de garantir acesso aos benefícios da Previdência Social, como a aposentadoria.
Precisa emitir a segunda via do DAS-MEI? Continue lendo e veja as formas e os passos completos.
O que é o DAS-MEI?
O DAS-MEI é o boleto mensal de pagamento das obrigações fiscais do Microempreendedor Individual e é formado por alguns impostos:
- Contribuição para o INSS, garantindo o acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença;
- R$1,00 de ICMS, para os MEIs que exercem atividades de comércio;
- R$5,00 de ISS, para os MEIs que prestam serviços.
Esse valor é fixo e acessível, o que simplifica o pagamento de tributos, evitando cálculos complexos e várias guias para diferentes. No caso do DAS-MEI, a guia unificada centraliza as contribuições e distribui automaticamente os valores para o município, o estado e a União.
Ao longo da sua jornada como MEI, é comum que o profissional precise emitir uma segunda via do DAS-MEI. A seguir, explicaremos como você pode gerar essa guia de pagamento de várias maneiras.
Como emitir a segunda via do DAS-MEI?
Manter o pagamento do DAS-MEI em dia é importante para evitar juros e ter acesso aos seus benefícios previdenciários. Pensando nisso, listamos formas de emitir a segunda via do DAS-MEI. Você pode usar o site do Simples Nacional, o app MEI, ou, para facilitar ainda mais a gestão do seu CNPJ, o app PJ Hero.
Aplicativo feito pela Company Hero para facilitar e simplificar a vida dos MEIs, o PJ Hero oferece acesso centralizado a serviços para microempreendedores individuais em uma única plataforma.
👉 Saiba mais sobre o app PJ Hero!
Abaixo, mostramos o passo a passo de cada opção para você escolher a que melhor atende às suas necessidades.
Segunda via do DAS-MEI com o PGMEI
O Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI) é o sistema oficial do Simples Nacional. Nele, você consegue emitir a segunda via do DAS-MEI seguindo o passo-a-passo a seguir:
- 1- Acesse o site do PGMEI.
- 2- Informe seu CNPJ.
- 3- Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”.
- 4- Escolha o Ano-Calendário e clique em “OK”.
- 5- Selecione a parcela desejada e clique em “Apurar/Gerar DAS”. Se preferir, você também pode escolher “Pagar Online” (opção disponível apenas para clientes do Banco do Brasil).
- 6- Para baixar a guia em PDF, clique em “Imprimir/Visualizar PDF”.
Segunda via do DAS-MEI no app MEI
Outra forma de emitir a segunda via do DAS-MEI é pelo aplicativo “MEI”. Ele está disponível para iOS e Android e permite que o empreendedor acesse suas guias de pagamento de qualquer lugar. Confira como fazer:
- 1- Baixe o aplicativo “MEI” em sua loja de aplicativos.
- 2- Faça login usando sua conta do gov.br.
- 3- Na tela inicial, clique em “Emitir DAS”.
- 4- Escolha o mês da guia que você deseja pagar.
- 5- Selecione “Copiar QR Code” para pagar com PIX ou “Exibir DAS” para visualizar o código de barras.
Aplicativo PJ Hero
O app PJ Hero foi desenvolvido para simplificar ainda mais a rotina dos MEIs. Com o PJ Hero, você pode gerar o DAS-MEI, receber notificações dos vencimentos e aproveitar uma série de serviços adicionais voltados para o MEI, como emissão de notas fiscais, gestão financeira e contratação de escritórios virtuais.
Veja como emitir a segunda via do DAS-MEI no PJ Hero:
- 1- Abra o app PJ Hero, disponível tanto na Play Store quanto na App Store, e vá até o menu “Meu CNPJ”.
- 2- Selecione “DAS MEI”.
- 3- Escolha a guia que deseja pagar.
- 4- Você pode copiar o código de barras para pagamento ou selecionar a opção de leitura de QR Code para pagamento via PIX. Após a conclusão do pagamento, você receberá uma notificação do aplicativo confirmando a operação. Muito fácil, não é?
Além da praticidade de emitir a guia do DAS-MEI, o PJ Hero oferece diversas funcionalidades que ajudam a gerenciar todas as necessidades do seu MEI em um só lugar. Com ele, você conta com ferramentas pensadas para otimizar sua rotina e garantir que nada fique pendente. Confira algumas das principais funcionalidades que o PJ Hero oferece:
- Abertura e alteração de MEI: comece a empreender de forma facilitada, gratuita e sem burocracias desnecessárias.
- Emissão de notas fiscais: com apenas quatro passos, você gera notas fiscais para seus clientes.
- Gestão de faturamento: tenha controle das suas notas fiscais e DAS-MEI pagos para evitar ultrapassar o limite de faturamento anual do MEI e multas.
- Lumi AI – Guia Inteligente: conte com a assistente virtual Lumi para tirar dúvidas e auxiliar em cada etapa da sua jornada empresarial.
- Serviços de Escritório Virtual: contrate e gerencie endereços fiscais e comerciais para o seu CNPJ diretamente pelo app.
- Planos de saúde PJ e seguros: empreenda com tranquilidade sabendo que seu negócio e família estão protegidos com planos empresariais acessíveis e personalizados.
- Carteira PJ: acesse o seu cartão CNPJ e certificado digital de forma rápida e segura.
O PJ Hero foi criado para centralizar ferramentas e soluções que atendam todas as necessidades do MEI em uma única plataforma, para você ter desde o gerenciamento de tributos até a oferta de serviços de suporte empresarial.
📲Baixe, cadastre-se e veja como o PJ Hero pode simplificar sua jornada MEI.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a emitir a segunda via do seu DAS-MEI e, também, mostrado como é fácil gerenciar seu MEI com o app PJ Hero, simplificando e centralizando ferramentas feitas para Microempreendedores Individuais.
Se precisar de ajuda ou tiver dúvidas, nossos Heroes estão à disposição para auxiliar você.
📖Continue sua leitura: Qual é o valor do DAS MEI 2024? Saiba o que está sendo pago pelo boleto