5 dicas que um contador consultivo pode oferecer para os seus clientes empreendedores
5 dicas que um contador consultivo pode oferecer para os seus clientes empreendedores
Já se foi a época em que as contabilidades faziam só o convencional, como a emissão de guias, documentos, boletos a pagar, entre outras funções. Atualmente os empreendedores querem mais e o seu cliente não vai ser diferente.
Se você quer saber como fazer isso da melhor forma, veja 5 dicas como oferecer a consultoria de contabilidade para os seus clientes empreendedores
1- Entenda as dores
Entender as dores é se aprofundar no perfil do seu cliente, entender quais são seus desafios, conhecer melhor a sua área de atuação, como funciona o modelo de negócio e buscar alternativas e soluções para ajudá-lo.
Por exemplo, para o cliente que se vê à beira do precipício a cada final de mês com tantas multas e renegociações, você precisa escancarar dados, demonstrar e levantar hipóteses. Aproveite para deduzir prazos, trabalhe uma comunicação bem assertiva, mostre que a contabilidade é um serviço que visa apenas o crescimento da empresa dele.
2- Ofereça consultorias diversas
Atualmente os empresários esperam os seguintes serviços de uma consultoria contábil:
- Planejamento tributário do negócio;
- Recomendação para melhorias;
- Relatórios de desempenho e diagnósticos;
- Apoio na Gestão Financeira;
- Implementação de Sistemas Informatizados.
E se você tem conhecimento em outras áreas e pode ajudá-lo nessas questões, por que não oferecer essa consultoria inclusa no ato da sua contratação? É uma via de mão dupla, você o ajuda, ele se encanta pelos seus serviços, passa a ter mais confiança e ainda te indica para conhecidos.
3- Eduque o cliente sobre suas obrigações contábeis e fiscais
Muito empreendedor pensa que seu papel será apenas pagar as taxas que serão emitidas e pronto. Mas é importante alertá-lo e educá-lo para que ele entenda quais são suas obrigações contábeis e a importância delas para que o negócio opere de forma legalizada e com total segurança.
Além disso, mostre que, agindo dessa forma, ele só tem a ganhar sabendo que está operando perante a lei, sem correr o risco de pagar multas ou taxas por falta de regularização.
4- Transmita confiança e autoridade
Não dá pra falar de algo sem ter total propriedade sobre o assunto, ainda mais se tratando de processos tributários. Antes de transmitir o que sabe e ser um consultor, é necessário investir em conhecimento, seja cursos presenciais, online, palestras ou workshops, estudo nunca é demais. Ler conteúdos e notícias no site Contábeis, ir a conferências e eventos, como a CON22, contratar serviços de uma agência especialista em marketing contábil, tudo isso é válido.
Além disso, ao dar dicas de contabilidade para empreendedores, você transmite confiança e autoridade no que faz. Com isso, seus clientes também se sentem muito mais seguros.
Mas tenha muito cuidado com a forma que você faz essa comunicação ao seu cliente. Não são as expressões difíceis e uma escrita complexa que vão te destacar, nem o que seu cliente quer. Seja o mais didático possível e utilize exemplos práticos para que ele compreenda, de fato, o que você quer passar.
5- Incentive o uso da tecnologia
A tecnologia é repleta de vantagens e trouxe mudanças significativas na maneira como o contador exerce as suas atividades. Apesar de ainda ser uma área técnica e que exige conhecimentos mais específicos, ela se tornou mais acessível, seja com o uso de softwares, sistemas e outros recursos digitais.
Com a tecnologia nos serviços contábeis, você também passa a ter maior produtividade, a sua gestão melhora muito mais e, assim, você e sua equipe podem dedicar bem menos tempo e esforço a tarefas repetitivas e burocráticas.
Outro benefício é a organização. Você pode dar adeus para aquele monte de papel, tenha arquivos digitais de cada cliente extremamente organizados em seu computador. E se o seu cliente precisar assinar qualquer documento, existem softwares para assinatura digital, como é o caso da ClickSign.
Lembre-se de que a tecnologia veio para facilitar as nossas vidas e até mesmo as negociações, então, por que não incentivar e ensinar o seu cliente a usufruí-la? Comece explicando para o empreendedor como a tecnologia faz a diferença na contabilidade do negócio, ajudando a reduzir os custos dele e minimizar erros.
Se você quiser automatizar alguns processos, você pode contar com a nossa ajuda! A Company Hero é uma legaltech que já ajudou a simplificar a formalização de mais de 15 mil empresas no Brasil em quatro anos.
Focamos em simplificar processos burocráticos, facilitar a vida de contadores e advogados e otimizar seu tempo para focar no que realmente importa, como é o caso do atendimento excepcional para o seu cliente!