Dicas para quem quer sair do CLT em 2023

Dicas para quem quer sair do CLT em 2023

Entra ano, sai ano e você faz todos aqueles mil planos que nunca saem do papel.

A insegurança vai bater sim, mas se o sonho de empreender ou ser prestador de serviço vive aí dentro de você, está mais do que na hora de correr atrás para tornar seus sonhos realidade.

Veja nossas dicas de como sair do CLT ainda este ano.

1- Arrisque-se

Ser ousado num país que constantemente está em crises financeiras não é nada fácil. É nessas horas que muitas pessoas que desejam ser empreendedores, autônomos ou prestadores de serviços acabam optando por um trabalho formal, com a garantia de um salário, férias, 13º.

Mas isso faz com que muita gente trabalhe sem motivação, apenas focando no dinheiro no final do mês, sem trabalhar com o que realmente gosta. Vale a pena estar num lugar que não se sente feliz? É claro que não. Então explore o que deseja com o seu CNPJ, mas lembrando sempre de manter os pés no chão.

Em 2022, foram abertas mais de 2,7 milhões de empresas. É legal destacar que parte desse número é composto pelo aumento de empresas que estão fazendo contratações no modelo PJ. Prova disso é que, no mesmo ano, foi registrado um novo recorde de 2,2 milhões de trabalhadores foram inseridos na condição de contrato PJ, uma alta de 20,8%. Desde a pandemia, o número de candidatos que passaram a aceitar contratação como PJ aumentou quase 40%.

Ser PJ tem vários benefícios:

Não é à toa que diversas pessoas estejam optando por esse modelo de trabalho:

  • Flexibilidade com os contratantes;
  • Diferentes formas de trabalho;
  • Contribui para pagar menos impostos;
  • Flexibilidade de horários;
  • Garante benefícios da Previdência Social.

Vale a pena, não é?!

2- Estude o mercado

Pesquise, estude, analise e faça cursos, se necessário, para entender o mercado de trabalho em que quer se inserir. Entenda qual o posicionamento dele hoje, concorrência, rentabilidade, consumo, tudo isso deve ser avaliado antes de investir. Após fazer isso, confirmando que já é um ramo consolidado e que há demanda, inove e faça dessa inovação a sua diferença.

3- Planejamento

Agora que você já se arriscou, é preciso fazer o planejamento de absolutamente tudo! Com o avanço da tecnologia, formalizar um CNPJ hoje, por exemplo, é muito mais fácil do que há 10 anos atrás.

Nesse momento, é necessário pensar em cada detalhe, fazendo um planejamento financeiro, de gestão e só então abrir a sua empresa, de fato.

MEI pode ser a melhor opção

Uma alternativa é começar como MEI (Microempreendedor Individual). Nessa modalidade, o seu gasto será apenas com o DAS, que custa cerca de R$65 atualmente. Mas o seu faturamento anual não pode ultrapassar os R$ 81 mil. Você pode abrir o seu MEI sozinho, acessando o site gov.br e fazendo o seu cadastro. O portal oferece todas essas orientações, caso fique com alguma dúvida.

Legalize-se sem gastar muito

E aqui vai uma dica de ouro, os primeiros passos nessa jornada exigem cuidados que, muitas vezes, podem passar despercebidos, como é o caso da formalização utilizando o endereço da própria casa. Isso porque, ao procurarem o seu negócio ou serviços no Google, por exemplo, o seu endereço residencial vai estar lá para todos verem. Um perigo, né?

Se você optar por trabalhar apenas online e só tiver o endereço da sua casa, pode registrar seu CNPJ em um endereço virtual. Aqui na Hero, chamamos essa solução de Escritório Virtual. A partir de menos de 3 reais por dia, é possível formalizar a sua empresa nas principais avenidas do país, seja no Norte, Sul, Nordeste, Sudeste ou no Centro-Oeste. Temos mais de 30 unidades em localizações incríveis, como na Av. Paulista.

Essa é uma solução prática e simples. Você utiliza o endereço da Company Hero como se fosse seu, a única diferença é que você não atua presencialmente nesse local. E dentre as inúmeras vantagens que essa solução oferece, podemos citar:

  • Vantagem competitiva;
  • Liberdade geográfica;
  • Gerenciamento de correspondências;
  • Diminuição de custos.

É isso mesmo, mais dinheiro no seu bolso para investir no que pode ser mais rentável para você. Ou seja, se não precisar atuar de forma física, você vai economizar com todos os custos de uma sala comercial e ainda poder realizar o sonho de divulgar a sua empresa ou seus serviços em um endereço que sempre sonhou.

Lembre-se, nunca é tarde para começar de novo. Se você não está feliz ou satisfeito com o que vem trabalhando, faça algo diferente, mas não deixe o receio tomar conta de você. Dê o primeiro passo e faça o seu melhor!

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.
banner-assinar-news02.png