O que é e para que serve o e-CNPJ?
O que é e para que serve o e-CNPJ?
Para abrir uma empresa e torná-la legal, é necessário fazer a adesão ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o famoso CNPJ concedido pela Receita Federal. Com ele, é possível ter acesso a sites do governo para efetuar o pagamento de impostos e até mesmo para fazer a emissão de notas fiscais.
E em um mundo cada vez mais digital, por que não utilizar os meios disponíveis para facilitar o seu dia a dia como empresário?
Portanto, o que é e-CNPJ?
O e-CNPJ é o Certificado Digital da sua empresa e pode ser definido como uma espécie de assinatura eletrônica. Mas mais do que isso, é um documento que contém os seus dados como pessoa jurídica e se apresenta como uma identidade virtual.
Ou seja, é uma forma de fazer assinaturas com total segurança e sem precisar sair de casa. O certificado digital pode ser obtido por meio de um cartão, token ou arquivo digital, como vamos explicar logo a seguir.
Como funciona e para que serve o e-CNPJ?
Como dito no começo do vídeo, o certificado digital é indicado para que os empreendedores tenham acessos a requerimentos em sites do governo, como o pagamento de impostos específicos e a emissão de notas fiscais. Além da possibilidade de assinar contratos e fazer transações comerciais de forma eletrônica.
Toda empresa precisa ter um e-CNPJ?
As empresas enquadradas no Lucro Presumido possuem essa obrigatoriedade, já que precisam fazer a emissão de nota fiscal. Mas em alguns municípios, a regra também é válida para aquelas que são enquadradas no Simples Nacional, portanto, vale a consulta para saber se existe a obrigatoriedade onde você mora ou não.
Além disso, as empresas que possuem funcionários precisam da tecnologia para cumprir as obrigações trabalhistas e previdenciárias no eSocial, sistema do governo que veio para tornar as atividades mais simples de serem resolvidas.
Quais os tipos de e-CNPJ?
Existem 2 tipos de certificado digital:
- Modelo A1: é emitido e armazenado diretamente no computador e tem a validade de 1 ano;
- Modelo A3: é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica, dentro de um cartão ou token, com a validade entre 1 a 3 anos.
Vale ressaltar que o e-CNPJ precisa ser muito bem guardado, porque ele representa a identidade da sua empresa. Caso você o perca, fica exposto a diversos riscos, como alguém mal intencionado encontrar e solicitar um empréstimo bancário em nome da empresa. Isso é possível, viu? Então todo cuidado é pouco!
Vantagens do e-CNPJ
Dentre as vantagens do e-CNPJ, podemos citar: praticidade, economia de tempo, segurança na transmissão de dados e redução de gastos.
Portanto, decida o melhor modelo de acordo com a sua necessidade e escolha uma certificadora. Existem inúmeras dispostas a te ajudar, mas em caso de dúvidas, converse com o seu contador ou peça indicação para um amigo empreendedor.