Só consigo registrar uma marca se tiver CNPJ?
Só consigo registrar uma marca se tiver CNPJ?
Colocou uma nova marca no mercado e está querendo protegê-la? Faz mais do que certo, viu? Tem muita gente que nem ao menos sabe a importância do Registro de Marca e só descobre seu real significado quando o pior acontece, perdendo o direito do uso da marca.
Talvez você já saiba, mas é importante dizer que o Registro de Marca garante o uso exclusivo de uma marca, seja o nome ou logo, dentro do segmento de atuação. Quem faz essa validação é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse registro é válido em todo território nacional por um período de 10 anos.
Quem pode fazer registro de marca no INPI?
Para sua alegria, dá para fazer o Registro de Marca com o seu CPF sim! O INPI permite que tanto Pessoas Físicas quanto Jurídicas façam o pedido do registro. E se quer saber quais documentos precisa para registrar uma marca, este vídeo pode te ajudar.
4 tipos de Registro de Marca
Aproveite para anotar quais são os tipos de registro que uma marca pode fazer para se proteger:
- Nominativa: é aquela formada por palavras e combinações de letras e números;
- Figurativa: é formada por um desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo. Também são consideradas palavras compostas por letras de outros alfabetos, como hebraico, cirílico, árabe, etc.;
- Mista: quando a marca combina imagem e palavra;
- Tridimensional: diz respeito ao formato. Sabe quando você consegue identificar um produto por causa da embalagem diferente das outras? Essa forma única pode ser registrada como exclusiva.
Dá para fazer o Registro de Marca sozinho?
Dá sim, você deve acessar o site do INPI e realizar o cadastro, preencher o formulário de solicitação e anexar os documentos necessários. Mas saiba que não é um processo fácil não, viu? Ele é bem complexo e você precisa ficar atento a cada etapa para evitar ter o pedido negado lá na frente.
Alternativa para fazer o registro de marca sem erro
Pode agradecer ao universo porque existe alternativa. Aqui na Hero, é possível fazer o seu Registro de Marca de um jeito muito mais simples, isso porque nós cuidamos de todas as etapas pra você ficar bem tranquilo, dá entrada a conclusão do processo.
Ah, você pode fazer a consulta gratuita no nosso site para saber se a sua marca está disponível antes do registro, viu? Fazemos isso sem custo nenhum.
E por falar em custo, como podem ver, no vídeo, você encontra todos os valores e taxas governamentais a serem pagas, sem letras miúdas, porque se tem uma coisa que a gente gosta, é a transparência.
Você pode escolher a melhor forma de pagamento e, quando fizer a contratação, o nosso time de atendimento vai te dar todo o suporte necessário. Afinal, registrar uma marca pode ser fácil, mas só se for Hero.
Curtiu esse vídeo e conseguiu esclarecer a sua dúvida? Então não deixe de acompanhar o canal da Hero no Youtube para se manter sempre atualizado.
Até o próximo vídeo!