Telemedicina, teleconsulta ou telediagnóstico: quais as diferenças?
Telemedicina, teleconsulta ou telediagnóstico: quais as diferenças?
Ser atendido remotamente por diferentes profissionais já faz parte da vida de milhares de pessoas. Mas quando falamos da área da saúde, parece ser algo extremamente novo, que foi intensificado na pandemia. Quando todos ficaram em casa e por questões de segurança, os pacientes eram atendidos de forma remota, seja em um pronto atendimento ou uma consulta com especialista.
A telemedicina no nosso país
Mas, quer saber de uma curiosidade? O 1º uso da telemedicina foi realizado em 1879, lá nos Estados Unidos. A Telemedicina foi regulamentada no Brasil em Maio deste ano e não é de hoje que o Conselho Federal de Medicina (CFM) vinha buscando a aprovação dessa implementação.
Só para você ter uma ideia, a primeira tentativa foi feita em 2002, quando a resolução foi aprovada, mas por falta de recursos tecnológicos disponíveis e a ausência da segurança suficiente de dados, ela só voltou à tona mesmo no momento da pandemia e. Neste gráfico, você pode entender melhor os marcos da telemedicina no Brasil.
O que é telemedicina?
A telemedicina é o termo “geral”, que define essa prática médica de atendimento virtual, seja por meio de um telefonema ou videochamada.
O que é teleconsulta?
Já a teleconsulta, é uma das principais formas práticas da telemedicina, em que o paciente agenda um horário com um especialista, explica como está se sentindo e o médico vai anotando as informações para te dar o melhor direcionamento.
Bom, o modelo de atendimento da teleconsulta é o mesmo da consulta presencial, mas com você no conforto da sua casa e o médico em seu consultório ou até no conforto da casa dele.
No momento da consulta, é muito importante levar todas as suas queixas de forma detalhada. É isso que vai direcionar o médico a entender o que pode estar acontecendo com você. Muito provavelmente, ele vai pedir uma série de exames para ter a certeza do seu diagnóstico.
A teleconsulta também é ideal para quando você precisa apenas da guia para fazer uns exames de rotina. A mulherada que o diga, né? Então, esse acaba sendo o jeito mais fácil de manter a sua saúde em dia sem perder tempo com deslocamento e ainda economizando muito.
O que é telediagnóstico?
Trata-se da avaliação de laudos ou exames de imagens enviados pela internet, o que facilita o acesso aos resultados, agilizando a avaliação do médico que solicitou o exame.
Então, ao invés de ir até o laboratório, retirar o exame e em seguida tirar foto dos laudos para enviar ao seu médico, você pode simplesmente acessar o portal de retiradas de exames do laboratório que realizou o seu pedido e, pronto, o médico vai avaliar e, se for preciso, te medicar.
Simples assim.
Como eu posso economizar com o atendimento médico remoto?
Com o Hero Teleconsulta! Aqui você encontra os melhores profissionais ao seu alcance quando e onde estiver, podendo passar em pronto atendimento, agendamento com especialistas e ainda, dependendo do seu plano, acompanhamento nutricional e psicológico, tudo 100% online.
Na nossa página, é possível encontrar um passo a passo da contratação e todos os valores, sem letras miúdas. A partir de R$ 24,00 por mês, você já tem acesso à teleconsulta com pronto atendimento 24h e diversos especialistas qualificados. Mas, se quiser um acompanhamento psicológico ou nutricional, que sabemos que é fundamental, é só escolher uma das opções que faz mais sentido pra você.
O Hero Teleconsulta é um convênio de saúde?
Não. Os convênios médicos oferecem consultas presenciais, laboratórios associados para a realização de exames e pronto socorros, porém têm um valor bem acima do que os planos de teleconsulta. Assim, se colocar na ponta da caneta, o investimento para ter um plano de saúde é muito maior.
Se no seu caso você não tem nenhuma doença que exija a sua ida semanal a hospitais para fazer o tratamento com medicações intravenosas, por exemplo, a Teleconsulta pode atender todas as suas necessidades. Principalmente porque o gasto que terá além do plano será apenas com exames pontuais ou medicamentos.
Conseguimos esclarecer sua dúvida? Então não se esqueça de compartilhar com o seu colega que também tem essas dúvidas sobre o assunto. Aproveite para se inscrever no Canal da Hero no Youtube para continuar recebendo nossos conteúdos.