13 Dicas de empreendedorismo para quem está começando
Trabalhar por conta própria não é uma decisão simples, afinal, esse processo pode ser cheio de incertezas. Se você se sente inseguro e não sabe como dar os primeiros passos, estas dicas de empreendedorismo para iniciantes vão fazer toda a diferença para você começar com mais segurança.
Trabalhando como PJ, preparei 13 dicas que vão te ajudar a ter mais confiança, segurança e direcionamento para trabalhar de forma independente. Vamos lá?!
1- Escolha um nicho que você se identifique
A primeira dica de empreendedorismo para iniciantes que eu posso te dar é em relação à escolha do que você vai fazer. Você precisa ter familiaridade com o nicho em que quer atuar.
Muitas pessoas querem empreender em nichos que não conhecem só porque viram que são áreas com grandes oportunidades. Mas a verdade é que, com um trabalho bem feito, todas as áreas podem dar retorno financeiro. A diferença é que é muito mais fácil se desenvolver em um nicho que você já conhece e se identifica do que em um que você não tem nenhuma familiaridade.
Use suas vivências e preferências ao seu favor. Analise aquilo que você faz bem, o que te empolga e te deixa engajado e pelo que você tem curiosidade para empreender.
2- Conheça o mercado
Já sabe o nicho em que quer atuar? É hora de conhecer o seu mercado. Faça uma pesquisa para entender quem são os grandes concorrentes, quais as tendências e potencial de crescimento, onde você pode entrar e se destacar.
Dedique-se a conhecer o seu público alvo também para entender as necessidades dele. Dessa forma, você poderá saber o que oferecer, de que forma e para quem. Tudo isso será essencial para começar de forma segura e direcionar seus esforços em ações que vão te trazer resultados a curto, médio e longo prazo.
👉 Você pode gostar: 89 Siglas e termos que todo empreendedor deveria saber.
3- Não deixe de se regularizar
A regularização é uma das principais dicas de empreendedorismo para quem está começando. Afinal, ao se regularizar, você se mantém protegido das fiscalizações e garante seus direitos como empreendedor.
Mesmo que você esteja começando e queira atuar de forma pequena, é possível abrir CNPJ para emitir nota fiscal e garantir seus direitos. Você pode, assim como eu, ser MEI. O Microempreendedor Individual é a categoria PJ mais econômica e simples de abrir e gerir.
Basta manter a regularidade dos pagamentos dos impostos e emitir suas notas fiscais corretamente para garantir todos os seus direitos como PJ. Além disso, a regularidade transmite muito mais credibilidade aos clientes.
Se você prestar serviços, é muito mais fácil conseguir fechar bons negócios como PJ do que como Pessoa Física, e os encargos também são menores sobre a renda.
4- Separe o pessoal do profissional
Outro ponto que vai facilitar muito sua jornada como trabalhador independente é a separação entre a vida pessoal e a profissional. No começo é muito comum misturar as coisas, por parecer mais prático. Mas, a longo prazo, isso pode atrapalhar a gestão financeira e até o seu dia a dia.
Por isso, procure separar as documentações, pendências e finanças do seu CNPJ das suas coisas pessoais. Isso vale desde o seu endereço até a conta bancária onde você recebe seus pagamentos.
👉 A Hero explica: Quem pode registrar empresa em casa? Entenda os riscos!
5- Crie uma rede de contatos potencializadores
Já ouviu falar em “networking”? É um termo usado para uma rede de contatos profissionais. São pessoas que podem te ajudar a crescer na sua área e vice-versa.
Estabelecer relações potencializadoras é um dos maiores segredos de quem se destaca nos mais diversos nichos. Isso facilita muito o caminho do empreendedorismo e aumenta até a sua presença no mercado.
E não pense que é uma forma de se “aproveitar” do sucesso do outro. A ideia de ter esses contatos é poder fazer uma troca, então, assim como você pode ser beneficiar, também pode ajudar as outras pessoas.
Desse modo, é possível encontrar mais oportunidades de desenvolvimento, contratos, parcerias e por aí vai.
6- Aprenda a medir riscos
Empreender exige coragem para se arriscar. No geral, você precisa abrir mão da segurança de um trabalho CLT para tentar fazer o seu negócio se desenvolver.
Mas correr riscos não precisa ser sinônimo de más escolhas. Afinal, existem diferentes níveis de riscos na hora de investir no seu negócio, tomar decisões e traçar estratégias. Se você aprender a medir os riscos, as chances de ter resultados negativos diminuem.
Para isso, você precisa saber analisar:
- retorno esperado com a ação;
- porcentagem de acerto;
- porcentagem de erro;
- plano de ação para caso dê errado;
- próximo passo caso dê certo.
Tendo esses aspectos definidos, tomar decisões se tornará um processo mais fácil com o passar do tempo. Além disso, você terá muito mais segurança para assumir um risco maior que possa trazer maiores resultados.
7- Esteja aberto a replanejar
Esta dica de empreendedorismo poderia ser para você se planejar, mas isso já é uma coisa clara. Planejamento é um dos segredos do sucesso, mas não dá para parar por aí. Além de planejar e fazer acontecer, é preciso saber como lidar com o planejamento que dá errado.
Afinal, isso é bastante possível e comum quando se está trabalhando por conta própria. Se você não souber replanejar, vai ficar paralisado e perder tempo e dinheiro caso algo dê errado.
Desenvolva habilidades de análise e estude metodologias diferentes para lidar com suas demandas do dia a dia, assim será muito mais fácil ter outras opções de ação para criar novos planos.
8- Comprometa-se com metas e prazos
Mesmo que você trabalhe sozinho nessa jornada de empreendedor iniciante, é preciso se comprometer com prazos e metas. Lembre-se de que seu sucesso depende das suas entregas e ter liberdade e autonomia para atuar não é sinônimo de descuido.
Como assim? Muitas pessoas entram na onda de “ser o próprio chefe” e acabam não se esforçando como deveriam, extrapolam nas folgas e não fazem o que precisa ser feito para ter bons resultados.
Estabelecer metas com prazos te ajuda a criar uma rotina de trabalho mais rapidamente e de forma mais saudável. Isso te permite identificar sua capacidade produtiva e até estabelecer limites para sua atuação profissional, de forma que você não precise se sobrecarregar nem pesar sua saúde mental.
9- Dê atenção ao seu financeiro
Não poderia deixar de falar sobre a gestão financeira. Quando se é um profissional independente, você precisa saber que todos os gastos vão sair do que você produzir. Sejam as despesas profissionais ou pessoais, assim como os lucros e investimentos.
Então, uma forma simples de fazer esse controle é ter uma planilha para cada tipo de despesa, pessoal e profissional. Nela, você pode documentar as entradas e saídas, assim como custos fixos, variáveis e investimentos. Não se esqueça de mantê-la atualizada para garantir que o acompanhamento seja possível.
Esse é um jeito fácil de mapear gastos desnecessários que você pode estar tendo e descobrir formas de reduzir custos do seu negócio.
10- Explore o marketing
O marketing compõe uma série de estratégias para divulgar seu negócio e atrair mais e melhores clientes. Por isso, ele precisa estar no seu radar quando se está empreendendo.
Se você não pode pagar um profissional para planejar e estruturar as melhores ações para seu negócio, é possível estudar e começar com o básico que funciona. Veja algumas dicas de cursos de marketing gratuitos que podem te ajudar:
- Marketing digital para o empreendedor – Sebrae;
- Curso de Marketing Digital Gratuito – RD University;
- Inbound marketing – HubSpot;
- Marketing de Conteúdo – Rock University.
Além de cursos, você pode acompanhar blogs e revistas que trazem dicas de marketing e empreendedorismo em geral, como o próprio blog da Company Hero.
👉 Temos muitos artigos completos, como este: O que é marca: guia completo e descomplicado.
11- Use ferramentas digitais facilitadoras
Se tem uma dica de empreendedorismo para iniciantes que é valiosa é esta: usar ferramentas digitais para otimizar processos diários. Seja para facilitar a emissão de notas fiscais, gerenciar e organizar demandas ou armazenar seus arquivos, o universo digital tem muitas opções gratuitas que facilitam o seu dia a dia:
- Google Drive para armazenar arquivos;
- Notion para organizar demandas;
- Canva para produzir artes com modelos prontos;
- Google Calendário para gerenciar reuniões.
As possibilidades são múltiplas e é fácil encontrar ferramentas para os mais diversos tipos de demandas. Por exemplo, a Hero tem uma Planilha de Precificação GRATUITA para PJs que querem lucrar com preços justos pelos seus serviços. Baixe agora:
12- Ouça seu público
Um segredo para ter sucesso empreendendo é saber ouvir seu público. Afinal, é ele quem vai comprar seus produtos e serviços e é ele quem você tem que conquistar.
Veja o que eles estão falando sobre o seu nicho, sobre seus concorrentes e até mesmo sobre você, sua marca e serviços/produtos. Esteja aberto para descobrir seus pontos fortes e aqueles que você precisa melhorar.
Além de ser uma ótima forma de ter ideias e outras visões sobre o que você tem desenvolvido, isso ganha pontos com o público. Quando se dá abertura e de fato escuta o que as pessoas têm a dizer, elas sentem mais confiança e identificação com a marca, o que ajuda muito a fidelizar os clientes.
13- Defina processos que funcionem
O sucesso não é construído da noite para o dia com ideias mirabolantes. Na verdade, ele é o resultado da constância, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade.
Assim, ter processos bem definidos e que funcionem para atuar no dia a dia é a última dica para empreendedores iniciantes deste artigo. Teste diferentes formas de realizar suas tarefas até encontrar a que funcione melhor. E aqui cabe a dica de replanejar – esteja aberto a sempre melhorar os seus processos.
Espero que essas dicas para empreendedores iniciantes tenham te ajudado a dar o próximo passo na sua jornada independente. Com certeza teriam me ajudado quando comecei a trabalhar por conta própria.
Quer mais conteúdos como este? Então continue acompanhando no blog da Hero – e aproveite para conferir este artigo sobre como usar o ChatGPT para criar o nome da sua marca, vale muito a pena!