Quando a Inscrição Estadual não está habilitada, você vai se deparar com o código de rejeição 203 no sistema de emissão de nota fiscal.
Assim, não é possível comprar nem vender com o seu CNPJ, você não pode encerrar seu cadastro nem emitir nota fiscal. É uma grande limitação para o manter o seu negócio rodando e o dinheiro entrando, concorda?
Para que você saiba como resolver a Inscrição Estadual não habilitada, preparei este conteúdo com passo a passo simplificado e respondendo às principais perguntas sobre esse assunto. Aqui, você vai entender:
Precisa dessa ajuda? Então, continue lendo para saber mais.
A Inscrição Estadual não habilitada é aquela que tem alguma irregularidade em aberto com a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu estado. Trata-se da rejeição 203 apontada no sistema de emissão de nota fiscal, um erro do sistema em casos de irregularidades. Se você se deparou com esse código, significa que sua nota fiscal não foi emitida.
Veja o que a SEFAZ do estado de São Paulo diz sobre esse status:
“A situação cadastral NÃO-HABILITADO no cadastro do Sintegra refere-se à empresa que possuía Inscrição Estadual como contribuinte do ICMS, mas atualmente NÃO está mais apta a realizar operações como contribuinte do ICMS. Porém, caso possua CNPJ Ativo poderá ser destinatária de mercadorias, bens e serviços como consumidora final. A Inscrição Estadual NÃO HABILITADA não deve constar em documentos fiscais que acobertem operações com ICMS.”
💡 E se você continuar tendo problemas com o endereço fiscal do seu negócio, saiba que existe uma solução rápida, barata e segura para isso: os Escritórios Virtuais com Inscrição Estadual.
Você contrata um dos +50 endereços que temos em todo país para registrar e divulgar seu negócio. Aí é só alterar o endereço no seu cadastro e pronto: CNPJ regularizado e protegido gastando pouco!
👉 Quer essa economia e segurança? Contrate seu Escritórios Virtuais a partir de R$ 83 por mês agora!
Antes de habilitar, você precisa aprender a como saber se a IE está habilitada ou não:
No campo “IE”, você consegue saber a situação da sua Inscrição Estadual.
Você também pode fazer essa consulta por meio do CCC do seu estado (Cadastro Centralizado do Contribuinte).
Caso sua Inscrição Estadual esteja não habilitada de fato, você deve contatar a SEFAZ do estado sede da empresa para averiguar o motivo e poder regularizar suas pendências. Só após a regularização e atualização do sistema, será possível habilitar a IE e emitir notas fiscais novamente.
O status de Inscrição Estadual não habilitada pode aparecer pelas seguintes causas:
Tirou suas dúvidas? Aqui no blog da Hero, você pode aprender a como resolver diferentes limitações com a sua Inscrição Estadual. Veja também nosso conteúdo sobre como reativar a Inscrição Estadual.