INPI é a sigla para Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Trata-se de um órgão do governo federal independente que está atrelado ao Ministério da Economia.
O INPI promove a proteção da propriedade industrial a fim de fomentar a inovação e o desenvolvimento econômico do país, além de viabilizar avanços tecnológicos.
Ele está presente nas etapas de abertura e proteção de uma empresa, por isso deve ser conhecido por empresários, contadores e advogados de forma aprofundada. Para te ajudar com isso, este artigo vai abordar as principais dúvidas sobre o INPI:
Continue a leitura para se aprofundar nesse assunto.
Desde 1970, quando foi criado, o INPI é a instituição responsável por proteger a propriedade intelectual a nível de indústria, ou seja, para empresas.
Para isso, é por meio dele que você pode fazer diversos processos que protegem sua marca, produto e, indiretamente, seus investimentos. Olha só os tipos de registros que você pode fazer por meio do INPI:
Cada um desses registros protege os empreendedores de formas diferentes, mas são igualmente importantes. São eles que viabilizam a competitividade e exigem que diferentes produtos e marcas sejam criados e explorados no país.
Do microempreendedor individual (MEI) às grandes empresas, todos os empresários que prezam por seus negócios precisam do INPI. Os serviços que a instituição oferece podem beneficiar a todas as pessoas que possuem um CNPJ e querem construir um negócio sólido no Brasil.
De forma geral, os registros do INPI asseguram o direito de uso e concessão de marcas, produtos e ideias aos criadores dessas propriedades, ou pelo menos a quem as registrou.
A instituição atua sob a Lei 9.279/96, chamada Lei da Propriedade Industrial, que impõe deveres, direitos e sanções sobre o registro de marcas, produtos, invenções etc.
O registro de marca é um dos serviços que você realiza pelo INPI e um dos mais importantes. Esse registro pode proteger sua empresa de diversos riscos, além de oferecer benefícios que você com certeza vai querer usufruir:
Já deu para entender que o registro de marca tem vários benefícios para sua empresa, não é? Então, não perca mais tempo. Veja nosso artigo sobre como registrar uma marca e inicie seu processo o quanto antes.
Mas, se posso te dar mais uma dica, aconselho a procurar uma ajuda profissional e especializada em registro de marcas. Isso porque o processo envolve vários detalhezinhos que, se passarem despercebidos, podem acarretar em atraso no registro e até expôr sua marca à concorrência.
Apesar disso, registrar sua marca pode ser fácil, se for com a Hero. Aqui, você conta com um time de especialistas e um atendimento humanizado que pode tomar conta de todo o seu processo. Fale com um Hero no chat e aproveite ao máximo essa proteção que o INPI oferece ao seu negócio!