Quanto tempo leva para abrir uma empresa?
Você já se perguntou quanto tempo demora para abrir uma empresa? Com tantas facilidades, acesso a informações e recursos tecnológicos, é fato que os processos estão mais rápidos.
Abrir um CNPJ no Brasil está cada vez mais simples, com menos burocracia e mais praticidade. Essa é uma ótima notícia para quem quer entrar de cabeça no mundo dos negócios. Depois que você descobre quanto tempo demora para abrir uma empresa, fica até mais animado para começar!
Siga a leitura para entender os prazos e o que interfere na rapidez ou demora para regularizar o seu negócio.
Quanto tempo demora para abrir uma empresa?
De acordo com o Mapa das Empresas de 2023, abrir uma empresa leva 1 dia e 5 horas em média no segundo quadrimestre do ano. Ao todo, foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas nesse período.
Um fator determinante para o prazo total da abertura de uma empresa é o Estado escolhido para o registro. Mesmo que, hoje, quase tudo seja feito de forma digital e o processo seja muito mais agilizado, ainda assim, existe essa variação regional. O ideal é consultar a administração estadual ou a Junta Comercial da região escolhida para saber como é feito o processo por lá.
Outra coisa que pode influenciar nesse tempo é a atividade econômica que você quer exercer e o endereço fiscal do negócio. Isso é uma das coisas avaliadas na hora de abrir o CNPJ, visto que algumas CNAEs têm exigências específicas para funcionamento.
📖 CNAE: Cadastro Nacional de Atividade Econômica.
O tipo de CNPJ que você vai abrir também pode interferir. Quem abre MEI, por exemplo, consegue o registro em poucos minutos. Os demais tipos podem levar mais tempo de análise pela Junta para serem registrados.
Mas o Governo segue trabalhando para reduzir o prazo. A meta é diminuir para 1 dia ou até 1 hora o tempo para abrir uma empresa.
Outro ponto importante de destacar é que esse prazo diz respeito ao tempo que leva a partir da solicitação de abertura do CNPJ até a aprovação. As etapas anteriores a isso podem tomar tempo também, dependendo de como você ou seu contador seguirem com as documentações. Entenda como é esse processo a seguir.
Quais as etapas para abrir uma empresa?
Diferente do que algumas pessoas podem achar, abrir uma empresa não é só abrir um CNPJ e pronto. Existem algumas outras etapas anteriores a isso que precisam ser consideradas para garantir a segurança e regularização do seu negócio.
- Definição do regime tributário: a escolha do regime tributário da sua empresa deve levar em consideração o ramo do seu negócio e as perspectivas de faturamento que você tem. Peça ajuda de um profissional da área contábil caso fique com dúvidas;
- Consulta de viabilidade: deve ser feita junto ao município para verificar se as atividades escolhidas são permitidas na região selecionada;
- Elaboração do Contrato Social: este é o documento que irá tirar do papel e colocar em prática o que a sua empresa será. É o primeiro passo para a formalização do seu empreendimento;
- Solicitação do CNPJ: o processo de obtenção pode ser feito no site da Receita Federal e todas as empresas, seja qual for seu regime tributário, devem ter o seu registro em dia na Receita Federal;
- Processos na Junta Comercial: é fundamental dar entrada no arquivamento do ato constitutivo, ou seja, o contrato social da empresa na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas. Só depois disso será possível retirar o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).
Após a emissão do CNPJ, dependendo da sua atividade, você precisará de alvarás de funcionamento, então, fique de olho para garantir todos os documentos necessários para garantir a proteção do seu negócio
Quanto tempo demora para abrir empresa em cada Estado?
Como expliquei, o tempo médio para a abertura de uma empresa pode variar bastante entre uma região e outra, pois cada local possui suas próprias burocracias e diferentes necessidades para que a formalização seja possível.
Confira o tempo médio para abrir uma empresa em cada estado brasileiro no segundo quadrimestre de 2023:
- Acre (AC): 12 horas;
- Alagoas (AL): 13 horas;
- Amapá (AP): 22 horas;
- Amazonas (AM): 9 horas;
- Bahia (BA): 9 horas;
- Ceará (CE): 1 dia e 2 horas;
- Distrito Federal (DF): 13 horas;
- Espírito Santo (ES): 13 horas;
- Goiás (GO): 17 horas;
- Maranhão (MA): 18 horas;
- Mato Grosso (MT): 13 horas;
- Mato Grosso do Sul (MS): 15 horas;
- Minas Gerais (MG): 1 dia e 9 horas;
- Pará (PA): 1 dia e 16 horas;
- Paraíba (PB): 15 horas;
- Paraná (PR): 12 horas;
- Pernambuco (PE): 18 horas;
- Piauí (PI): 10 horas;
- Rio de Janeiro (RJ): 1 dia e 3 horas;
- Rio Grande do Norte (RN): 1 dia e 3 horas;
- Rio Grande do Sul (RS): 13 horas;
- Rondônia (RO): 15 horas;
- Roraima (RR): 21 horas;
- Santa Catarina (SC): 1 dia e 5 horas;
- São Paulo (SP): 1 dia e 20 horas;
- Sergipe (SE): 7 horas;
- Tocantins (TO): 10 horas.
É importante lembrar que o tempo de espera não considera todo o processo de abertura da empresa. O prazo de processamento em sua etapa final também pode ser diferente. Ou seja, entre dar entrada nos papéis e receber seu CNPJ, existem algumas etapas que devem ser respeitadas e esperadas com paciência.
Quanto tempo demora para abrir cada tipo de empresa?
Conforme os dados do Mapa de Empresas do de maio a agosto de 2023, essas são as médias de tempo para abertura de cada tipo de empresa:
- Empresário Individual: 1 dia e 1 hora;
- Sociedade Empresária Limitada: 1 dia e 5 horas;
- Sociedade Anônima: 1 dia e 15 hora;
- Cooperativa: 1 dia e 23 horas;
- Demais naturezas jurídicas: 1 dia e 23 horas.
Quanto custa abrir uma empresa?
Os custos para abrir uma empresa podem envolver registro na Junta Comercial, taxa de Prefeitura e de alvarás como básicos. Os valores variam de acordo com a região para o registro das empresas nos órgãos públicos, além de exigências específicas para a execução do processo.
Em São Paulo, por exemplo, as taxas da Junta Comercial e da Prefeitura somam cerca de R$ 300,00 para a maioria das empresas. Para registrar a mesma empresa no Rio de Janeiro, você pode gastar até R$ 1.600,00.
Além dos gastos oficiais, você pode acabar tendo custos com contabilidade ou advogado, se achar necessário para ter mais segurança durante o processo.
Esses custos todos devem ser considerados em seu orçamento inicial para evitar surpresas no decorrer da criação de seu CNPJ.
Agora que você já sabe quanto tempo demora para abrir uma empresa, dê mais um passo e vá em frente para registrar seu negócio com um endereço adequado sem precisar gastar com aluguel! Contrate um Escritório Virtual e aproveite todas as vantagens dessa solução, temos endereços em todo o país!