Como fazer consulta de corretor na SUSEP: veja em 3 passos

Aprenda como fazer a consulta do registro de um corretor na SUSEP. Veja ainda como verificar e baixar a certidão de corretor. Leia agora!
 Maria Alice Prado  |      27/11/2024
consulta-corretor-susep-certidao.jpg

A SUSEP regula, supervisiona e desenvolve o mercado de seguros, previdência complementar aberta e capitalização no país. Os corretores que atuam nessas áreas de forma legal têm um registro no órgão como forma de garantir que estão atendendo a padrões específicos de formação e ética, de acordo com as leis.

Esse registro é uma forma de proteção para você, consumidor, pois significa que o profissional está qualificado e autorizado a atuar no mercado de seguros. Assim, ao consultar um corretor, você tem mais segurança e pode tomar decisões mais ajustadas às suas necessidades. É uma maneira de evitar golpes ou de se arrepender no futuro!

Veja a seguir os três passos para fazer a consulta de corretor na SUSEP!

Consulta de corretor na SUSEP: como fazer passo a passo

O processo é simples e feito pela internet. Em apenas alguns segundos, o usuário consegue verificar se um corretor está ou não registrado na SUSEP.

  1. Acesse o portal “Pesquisa de corretores” da SUSEP.
  2. Informe os dados sobre o corretor, como o nome, número do CPF (ou CNPJ se o corretor for uma pessoa jurídica), produto (seguros de pessoas ou seguros de danos, por exemplo) e situação do registro. Quanto mais informações você tiver sobre o profissional, mais fácil será a busca. Mas é possível realizar a consulta apenas pelo nome do corretor.
  3. Clique em “Pesquisar”. Pronto!

O sistema irá exibir a lista de corretores registrados com as informações inseridas. Se um profissional que você está buscando não aparecer na busca, provavelmente o registro dele não existe.

Na consulta, além da situação do registro (ativo ou suspenso, por exemplo), dá para conferir:

  • O número do corretor;
  • Os produtos que o corretor tem autorização para trabalhar (seguros de pessoas ou seguros de danos, por exemplo)
  • A certidão de corretor (o link está disponível no canto esquerdo da tela de pesquisa, no ícone de documento, conforme o exemplo a seguir):
consulta-corretor-susep-certidao.jpg

👉 Leia também: Quando a seguradora pode recusar a proposta de seguro?

Como saber se um corretor de seguros é confiável?

Uma forma mais recomendável de verificar a credibilidade de um corretor é por meio do registro na SUSEP. Para atuarem no mercado de seguros, os corretores devem ter essa inscrição. A SUSEP regula e fiscaliza as operadoras e profissionais do ramo, certificando de que seguem normas e leis.

Para saber se um corretor tem o registro, basta realizar a pesquisa no site da SUSEP (o passo a passo está acima). Se o corretor for registrado, o nome dele constará no site de pesquisa de corretores da SUSEP.

Caso você tenha buscado por alguém e o profissional não apareceu na lista, certifique-se de que você inseriu as informações corretas.

O nome e sobrenome, por exemplo, têm de ser escritos na ordem. Há a possibilidade de falha caso você insira apenas o primeiro nome e o último sobrenome de uma pessoa.

⚠️ Vale lembrar que apenas corretores com cadastro e situação “ATIVO” podem operar no mercado, de acordo com a SUSEP.

Qualquer pessoa pode consultar um corretor na SUSEP?

Sim! Não é necessário ter um cadastro ou ser cliente para fazer essa verificação. Basta acessar o site e inserir os dados do profissional que será consultado.

Essa ferramenta é aberta para o público, uma vez que é importante que qualquer pessoa possa se certificar se um consultor está atuando de forma legal.

Veja também: Como abrir uma reclamação na SUSEP? Veja em 6 passos

Por que é importante consultar o registro de um corretor na SUSEP?

Consultar o registro de um corretor na SUSEP garante que você está lidando com um profissional autorizado e confiável. A SUSEP é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o mercado de seguros no Brasil.

Um corretor registrado passa por processos que atestam sua qualificação e compromisso com as normas do setor. Isso traz segurança tanto para pessoas físicas quanto jurídicas que buscam contratar seguros, evitando fraudes e problemas futuros.

O que acontece se eu não consultar o corretor no SUSEP?

Segundo a SUSEP, apenas corretores com cadastro e situação “ATIVO” podem operar no mercado. Portanto, fechar um contrato de seguro sem verificar se o profissional está atuando de forma legal é um risco.

Imagine que você está contratando um seguro de saúde para sua empresa. Um corretor se apresenta com uma oferta vantajosa, mas você decide consultar o registro na SUSEP antes de fechar negócio.

Ao verificar, descobre que o corretor não está devidamente credenciado, o que pode indicar riscos como a não validação do seguro e até mesmo a falta de pagamento de uma indenização no futuro.

Os passos para SUSEP consulta corretor são bem simples e podem ser seguidos por qualquer pessoa com acesso a internet.

📖 Continue lendo: A partir de qual salário compensa ser PJ? Veja as vantagens

Template Amandinha - Foto do Perfil (11).png
Maria Alice Prado
Jornalista. Mais de quatro anos de atuação em produção de conteúdo para o digital.

Artigos recentes